A onda de calor prevista deve levar a recordes de temperaturas em diversas capitais do Brasil. Fique atento para saber quais cidades serão mais afetadas por essa elevação significativa no calor.
- Cleber Carvalho dos Santos
- 24 de set. de 2024
- 2 min de leitura
A onda de calor que atua no Brasil já é responsável por recordes de temperatura em 2024, como em Aquidauana, com 42,8ºC, e Corumbá, com 42,5ºC, em Mato Grosso do Sul. A expectativa é para novas marcas inéditas, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e Brasília.
De acordo com dados coletados no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 479 municípios registraram mais de 30ºC de temperatura máxima nesta segunda-feira (23/9) e 41 municípios chegaram a 40ºC, sendo 25 no Centro-Oeste. Cuiabá foi a capital mais quente com máxima de 42,7ºC.
De acordo com o serviço de meteorologia, a onda de calor que atinge o País se estenderá até a próxima sexta-feira, 27. No entanto, a partir de quinta-feira, 26, haverá uma quebra em algumas localidades, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná devido à chegada de instabilidades que diminuem as temperaturas.
Em grandes partes do Centro-Oeste e Sudeste, porém, a onda de calor seguirá ativa até o dia 27 de setembro, com possibilidade de prolongamento.
Como ficam as temperaturas?
Durante a semana, alguns estados terão temperaturas subindo entre 5ºC e 10ºC acima da média. São os seguintes locais, conforme o Climatempo:
Mato Grosso;
Mato Grosso do Sul;
Sul de Goiás;
Triângulo Mineiro;
São Paulo;
Rio De Janeiro;
Paraná;
Santa Catarina; e
Rio Grande do Sul.
Em outras áreas, representadas no mapa a seguir pela cor laranja, o aumento será mais moderado: com temperaturas de 3ºC a 5ºC acima da média. Veja o mapa da onda de calor desta semana:
Comments