top of page
Buscar
Foto do escritorCleber Carvalho dos Santos

O Brasil está enfrentando a sétima onda de calor em 2024, com temperaturas previstas para chegarem a 33°C nesta terça-feira (24). Diante desse cenário, é crucial adotar algumas precauções.

País tem sétima onda de calor em 2024 e temperatura em SP deve chegar a 33°C nesta terça (24)

Defesa Civil emite alerta máximo de risco de incêndios para o menos 48 cidades paulistas

São Paulo

O Brasil enfrenta nesta semana a sua sétima onda de calor, quando a temperatura média fica 5°C acima da média mensal, conforme a Climatempo. Por isso, a previsão é de temperaturas elevadas no estado de São Paulo.

Na capital paulista, por exemplo, a máxima nesta terça-feira (24) deve chegar a 33°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Pedestre se refresca com água na avenida Paulista; previsão de calor vai ao menos até a próxima quinta-feira (26) - Rubens Cavallari - 13.nov.23//Folhapress

Nesta segunda-feira (23), a estação meteorológica do instituto no Mirante de Santana, na zona norte paulistana, registrou 33,8°C às 15h.

Segundo a Climatempo, um bloqueio atmosférico se estabelece na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo as temperaturas elevadas.

A agência afirma que em meio ao tempo extremamente seco e umidade do ar muito baixa, essa nova onda de calor preocupa devido às queimadas.

PUBLICIDADE

Esse cenário fez a Defesa Civil paulista emitir alerta máximo de incêndios para ao menos 48 cidades de São Paulo.

PREVISÃO DO TEMPO


"A situação foi agravada devido à onda de calor que domina quase todo o território nacional e a baixa umidade do ar", afirma a Defesa Civil.

Conforme o órgão estadual, temperaturas podem atingir 39°C em algumas cidades do interior, com umidade relativa do ar abaixo dos 20% e fortes rajadas de vento.

O alerta de emergência para risco de incêndio vai até a próxima quinta-feira (26).

Mapas de risco de incêndio no estado de São Paulo, elaborado pela Defesa Civil - Divulgação/Defesa Civil

O alerta de emergência para risco de incêndio vai até a próxima quinta-feira (26).

Mapas de risco de incêndio no estado de São Paulo, elaborado pela Defesa Civil - Divulgação/Defesa Civil

A equipe de meteorologia do CGE afirma que essa condição atmosférica poderá deverá mudar a partir do fim da tarde e noite de sexta-feira (27), quando uma frente fria vai trazer chuva e queda da temperatura —a máxima não passa de 26°C e há possibilidade de chuva isolada, conforme as previsões do Inmet..

Por causa das altas temperaturas, da Defesa Civil municipal de São Paulo decretou estado de atenção desde a madrugada desta segunda-feira.

Os menores índices de umidade ficar abaixo dos 30% nesta terça, aponta o CGE.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Por isso, a indicação é que as pessoas reforcem a ingestão de água e evitem exposição ao sol entre 11h e 16h.


A onda de calor prevista deve levar a recordes de temperaturas em diversas capitais do Brasil. Fique atento para saber quais cidades serão mais afetadas por essa elevação significativa no calor.

onda de calor que atua no Brasil já é responsável por recordes de temperatura em 2024, como em Aquidauana, com 42,8ºC, e Corumbá, com 42,5ºC, em Mato Grosso do Sul. A expectativa é para novas marcas inéditas, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e Brasília.



De acordo com dados coletados no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 479 municípios registraram mais de 30ºC de temperatura máxima nesta segunda-feira (23/9) e 41 municípios chegaram a 40ºC, sendo 25 no Centro-Oeste. Cuiabá foi a capital mais quente com máxima de 42,7ºC.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page